quinta-feira, 25 de abril de 2019

25 de abril em Portugal: O Futuro Era Agora

Há 45 anos atrás, nessa data, um golpe militar derrubava o governo fascista em Portugal iniciando os 580 dias (de 25 de abril de 1974 a 25 de novembro de 1975) que ficaram conhecidos como Processo Revolucionário Em Curso (PREC).
O estudo desse período, muito comentado porém pouco conhecido entre nós, nos dá importantes lições para a análise da luta de classes, no Brasil e no mundo. Lições que nos permitem ver a gigantesca força de transformação das massas quando se levantam para efetivamente transformar a triste realidade em que estão inseridas; que nos auxiliam a compreender a necessidade de construirmos os instrumentos que garantam essas transformações, sem esperar dos outros a solução dos nossos problemas; lições que nos deixam claro, como dizia Marx, que a libertação da classe operária tem de ser obra da própria classe operária.
Para aprofundar nosso conhecimento dessa magnífica passagem da luta dos povos em todo o mundo, indicamos a leitura do livro O Futuro Era Agora que pode ser baixado aqui. A disponibilização dessa obra pela Edições Dinossauro é mais um importante trabalho de divulgação teórica realizado pelo Marxists Internet Archive (MIA) em português e pode ser também acessado aqui.

Nenhum comentário: