domingo, 14 de abril de 2019

A Terceira Internacional e seu lugar na história (1919) – Lenin.

100 Anos da Terceira Internacional Comunista

Para comemorar o centenário da Terceira Internacional Comunista, o Cem Flores traduziu para português o texto A Terceira Internacional e seu lugar na história, escrito por Lenin em abril de 1919.

Um gigantesco passo na organização internacional do proletariado foi dado com a criação da Internacional Comunista. Naquela época, o proletariado, com seus Partidos Comunistas, derrubava a burguesia em várias nações e se impunha como classe dominante para então construir as primeiras experiências de uma nova sociedade, que superasse o julgo da exploração. Uma terra sem amos, como já dizia o hino da Primeira Internacional. 

Esperamos que esse sintético texto de Lenin possa ajudar os camaradas a compreender e rememorar esse grande fato histórico para os trabalhadores de todo o mundo. Ao mesmo tempo, possam também se aferrar no exemplo daquele momento, pois a missão da Terceira Internacional Comunista ainda se faz atual e cada vez mais urgente: vencer o capital e toda a abominação que este produz cotidianamente.

Ou, nas palavras de Lenin após a Revolução de Outubro e a inauguração da III Internacional: 

A humanidade se livra da última forma de escravidão: a escravidão capitalista, ou seja, a escravidão assalariada.
Ao libertar-se da escravidão, a humanidade adquire pela primeira vez a verdadeira liberdade”.

Nenhum comentário: